O Convert não está disponível para unidades RAW: As 3 principais correções

O prompt de comando se recusa a alterar o sistema de arquivos do seu disco, exibindo o erro “A conversão não está disponível para unidades RAW”? A mensagem é autoexplicativa, mas por que sua unidade se tornou RAW? Mais importante ainda, você pode consertar isso sem perder dados? Pode apostar.

Faça parte desta emocionante viagem de recuperação de dados, onde detalharemos as causas desse erro e compartilharemos métodos confiáveis para consertar sua unidade RAW. Vamos pôr este espetáculo na estrada.

Neste artigo
    1. Formate a unidade usando DiskPart
    2. Formate a unidade usando gerenciamento de disco
    3. Formate a unidade usando o File Explorer

As causas da mensagem “A conversão não está disponível para unidades RAW”

O utilitário de linha de comando Convert no CMD está disponível apenas para alterar o sistema de arquivos de FAT32 para NTFS. Se você executá-lo em um disco RAW, receberá a mensagem “A conversão não está disponível para unidades RAW”.

O que isso significa? A unidade não é reconhecida pelo sistema de arquivos no Windows, resultando na incapacidade de leitura por parte do sistema operacional. Aqui estão as possíveis causas:

  • 💻Incompatibilidade do sistema de arquivos – O Windows não permite que você execute o comando Converter em uma unidade incompatível. A tentativa de converter um sistema de arquivos compatível com Mac, como o APFS, para o formato exclusivo NTFS do Windows, resultará na transformação da unidade em formato RAW.
  • 🚨Transferência de arquivo interrompida – Uma queda repentina de energia durante a transferência de dados (se o seu PC funcionar com alimentação CA) pode causar corrupção. Se você desconectar uma unidade externa enquanto ela estiver sendo utilizada ou sem acionar o recurso "Remover hardware com segurança", o resultado pode ser o mesmo.
  • ⛔Setores defeituosos – Os discos podem desenvolver setores defeituosos devido a picos de energia, erros lógicos e danos físicos. Isso leva as partições afetadas a apresentarem uma aparência RAW, já que o Windows não consegue acessar e interpretar essas seções específicas do disco.
  • 👾Malware – A presença de vírus, worms e rootkits, todos considerados softwares maliciosos, pode acarretar danos aos componentes de hardware, levando à corrupção de dados. Eles também podem excluir arquivos.

Mesmo se o malware tiver apagado alguns arquivos, é viável corrigir uma unidade RAW sem perda de dados, independentemente da origem do problema.

No entanto, a única solução é reformatar o disco. Não se preocupe; isso não significa que você perderá dados. Você pode recuperá-lo de antemão. Veja como.

Recupere dados antes de reformatar a unidade

Reformatar uma unidade causa perda de dados. No entanto, você pode recuperar seus arquivos antecipadamente com uma solução confiável de recuperação de dados. Estas ferramentas possibilitam a recuperação de dados de discos RAW e outras mídias de armazenamento, independentemente das causas por trás das alterações no sistema de arquivos e outros problemas.

Wondershare Recoverité um excelente exemplo. Suportando mais de 2.000 dispositivos e mais de 1.000 formatos de arquivo, essa ferramenta destaca-se ao recuperar dados perdidos em mais de 500 cenários, alcançando uma notável taxa de sucesso de 98%. É intuitivo, possui versões gratuitas e premium e pode recuperar dados mesmo após a formatação (se você não sobrescrevê-los).
Teste Grátis
Teste Grátis

No entanto, use-o antes de reformatar sua unidade RAW, apenas para garantir. Aqui o que você precisa fazer:

  1. Baixe e instale-o em seu PC, clique em Discos rígidos e locais e selecione seu disco RAW.
    data recovery from a computer
  2. Deixe o programa executar verificações rápidas e profundas para detectar dados recuperáveis. Para uma busca mais precisa, é possível empregar a caixa de pesquisa ou filtros convenientes, tais como tipo de arquivo, tamanho, tag, status e hora, facilitando a localização de itens específicos.
    scanning and filtering recoverable data
  3. Visualize seus vídeos, fotos, e-mails, apresentações, PDFs, arquivos de áudio e outros dados, clique em Selecionar tudo (ou escolha itens específicos) e clique em Recuperar.
    a video preview
  4. Procure um destino seguro em seu PC (não seu disco RAW) e clique em Recuperar.
    selecione um caminho de arquivo

Wondershare Recoverit possui mais recursos, tornando-o perfeito para todos. A restauração de dados de um computador travado é uma opção viável. Além disso, a tecnologia patenteada Enhanced Recovery pode ser utilizada para reunir fragmentos dispersos de vídeos e fotos, proporcionando uma abordagem abrangente. Pode ser uma adição fantástica à sua caixa de ferramentas.

Teste Grátis
Teste Grátis

Agora que seus arquivos estão seguros, é o momento de reformatar sua unidade RAW, possibilitando que o Windows a reconheça e permitindo a realização de operações de leitura e gravação.

Três maneiras de corrigir o problema “A conversão não está disponível para unidades RAW”

Você pode corrigir o problema “A conversão não está disponível para unidades RAW” usando DiskPart, Gerenciamento de disco e Explorador de arquivos. Aqui estão os passos para cada um.

Formate a unidade usando DiskPart

DiskPart é um utilitário de linha de comando no prompt de comando e no Windows PowerShell. Ele permite criar, redimensionar, excluir e formatar discos e suas partições e volumes.

A explicação será feita usando o Windows PowerShell, uma vez que é o shell padrão nos sistemas operacionais Windows 10 e 11. Mesmo que você tenha alterado a configuração padrão para o CMD, os mesmos passos podem ser aplicadas, pois a Microsoft unificou as funcionalidades do CMD no PowerShell para oferecer uma abordagem mais intuitiva.

Veja como formatar sua unidade RAW com DiskPart:

  1. Abra o Windows PowerShell como administrador e inicie o utilitário DiskPart digitando diskpart e pressionando Enter (Enter executa todos os comandos).
    diskpart in windows powershell
  2. Execute o comando list disk para ver todas as unidades.
    display all disks
  3. Escolha sua unidade de armazenamento RAW executando este comando: selecione o disco # (substitua # pelo número correspondente).
    select a raw drive
  4. Execute o comando list volume para ver todos os contêineres nas partições.
    display all volumes
  5. Escolha aquele com sistema de arquivos RAW executando este comando: selecione o volume # (substitua o # pelo número correspondente).
    choose a raw volume
  6. Execute o comando clean para apagar o contêiner RAW selecionado.
    erase the raw volume
  7. Faça uma nova divisão lógica executando este comando: create partição primária.
    create a primary volume
  8. Reformate o volume RAW alterando seu sistema de arquivos para NTFS com este comando: format fs=ntfs .
    format the primary volume
  9. Finalmente, defina um identificador exclusivo para tornar o disco acessível executando este comando: atribua a letra T (substitua T por qualquer letra disponível).
    specify a drive letter

Os passos para reformatar uma unidade de armazenamento RAW usando o DiskPart podem ser diversas, mas são, em sua maioria, simples de serem executadas. No entanto, você pode tentar outro método se não quiser usar uma interface de linha de comando.

Formate a unidade usando gerenciamento de disco

O Gerenciamento de Disco, presente no sistema Windows, é uma ferramenta abrangente para administrar unidades de armazenamento, permitindo a execução de tarefas como criação, extensão, redução, formatação e exclusão de partições e volumes.

Veja como formatar sua unidade RAW no Gerenciamento de disco:

  1. Abra o Gerenciamento de disco, clique com o botão direito no disco ou partição RAW e selecione Formatar.
    select a raw drive
  2. Escolha o NTFS, adicione um rótulo de volume (opcional) e deixe o tamanho da unidade de alocação padrão. Marque a caixa de seleção Executar uma formatação rápida, clique em OK e confirme sua escolha.
    format the raw drive

É isso. Agora você pode acessar sua unidade normalmente e transferir os dados recuperados para seu armazenamento original. Entretanto, aconselhamos realizar backup em outro local para eliminar a necessidade de recuperação de dados em caso de uma eventual recorrência de situações inesperadas.

Formate a unidade usando o File Explorer

O File Explorer é o aplicativo de gerenciamento de arquivos do Windows mais simples. Não precisa de introdução; você sabe o que pode fazer com isso.

No entanto, agora pode ser a primeira vez que você usa o File Explorer para formatar uma unidade, então aqui estão os passos:

  1. Clique com o botão direito no disco RAW no File Explorer e clique em Formatar.
    select a raw drive
  2. Defina o NTFS, adicione um rótulo de volume (opcional) e deixe as outras configurações como padrão. Marque a caixa de seleção Formatação rápida, clique em Iniciar e confirme sua escolha.
    format the raw drive

Como você pode ver, formatar uma unidade RAW (ou qualquer outra) no File Explorer é brincadeira de criança. É idêntico ao Gerenciamento de disco, exceto que a interface é mais familiar e fácil de usar.

Conclusão

O utilitário de linha de comando Convert no CMD é excelente para alterar o sistema de arquivos de FAT32 para NTFS. Afinal, elimina a necessidade de formatar uma unidade, o que causa perda de dados.

No entanto, a interrupção de transferências de dados, a infiltração de malware e a presença de setores defeituosos são fatores que podem levar à transformação da sua unidade em uma unidade RAW. O mesmo se aplica à execução do utilitário Covert em um disco com sistema de arquivos incompatível. O resultado é o erro “A conversão não está disponível para unidades RAW”.

Felizmente, você pode consertar isso formatando sua unidade RAW com DiskPart, Disk Management ou File Explorer. Não se esqueça de realizar a recuperação antecipada dos dados, utilizando uma ferramenta confiável, como o Wondershare Recoverit.

Teste Grátis
Teste Grátis

Perguntas frequentes

  • Qual é o sistema de arquivos RAW?
    O sistema de arquivos RAW indica uma unidade com sistema de arquivos inexistente ou desconhecido (incompatível). O acesso em nível binário é inviável, o que implica que o computador não consegue reconhecer o disco nem acessar seus dados.
  • O que causa uma unidade RAW?
    As causas mais comuns de unidades RAW incluem setores defeituosos e corrupção. O primeiro pode se desenvolver devido a erros lógicos, picos de energia ou danos físicos. Este último pode ocorrer devido a malware, remoção insegura de hardware (unidades externas) ou transferências de arquivos interrompidas.
  • Posso recuperar dados de uma unidade RAW?
    Recuperar dados de uma unidade RAW é viável com a ajuda de software especializado, como o Wondershare Recoverit. Não importa que seu disco esteja inacessível porque o software de recuperação de dados possui algoritmos avançados para extrair todos os dados. O Wondershare Recoverit tem a capacidade de restaurar arquivos mesmo após formatação ou exclusão acidental, contanto que não tenham sido sobrescritos por novos dados.
Luís Santos
Luís Santos Mar 15, 24
Compartilhe o artigo: