Página de proteção contra vírus e ameaças não disponível - Resolvido

A mensagem Proteção contra vírus e ameaças não disponível aparece ao tentar acessar um recurso de segurança padrão no Windows 10 e 11. Como parte do Windows Defender, esse recurso garante que seu computador esteja livre de vírus, malware e ameaças semelhantes.

Não entre em pânico. Isso não significa que seu computador esteja infectado. No entanto, o fato de faltar o principal recurso de segurança do Windows não é bom. Sua ausência deixa seu PC vulnerável.

Veja como você pode resolver a página de proteção contra vírus e ameaças não disponível.

Neste artigo
    1. Alternativa 1: Reinicie seu computador
    2. Alternativa 2: Use Cmd para executar SFC e DISM
    3. Alternativa 3: Reparar a segurança do Windows
    4. Alternativa 4: Redefinir a segurança do Windows
    5. Alternativa 5: Desative o bloqueio da IU
    6. Alternativa 6: Limpar registro
    7. Alternativa 7: Atualize seu Windows
    8. Alternativa 8: Redefinir componentes de segurança no Power Shell
    9. Alternativa 9: Habilite a proteção em tempo real
    10. Alternativa 10: Verificação de malware
    11. Alternativa 11: Desligue seu antivírus
    12. Alternativa 12: Entre em contato com o suporte da Microsoft

Qual é a mensagem da página de proteção contra vírus e ameaças não disponível

virus and threat protection page not available

Para começar, vamos tentar nomear o problema. Você está vendo esta mensagem de erro?

Página não dísponivel.

Restrições impostas pelo administrador de TI afetaram o acesso a determinadas partes deste aplicativo, impossibilitando a visualização do item que você tentou acessar. Entre em contato com o suporte técnico de TI para obter mais informações.

A inacessibilidade do recurso de Proteção contra Vírus e Ameaças, conforme refletido na mensagem, sugere a possibilidade de configurações restritivas implementadas pelo administrador de TI neste ambiente. No entanto, a parte do “administrador de TI” pode ser um pouco confusa. Se estiver usando um computador da empresa, é aconselhável seguir as recomendações fornecidas e entrar em contato com o administrador de TI ou com a equipe de TI de plantão.

No entanto, se você for o administrador do PC, deverá tentar resolver o problema sozinho. Vamos começar verificando se você pode ou não acessar a Proteção contra vírus e ameaças em seu PC:

  1. Vá para Iniciar> Configurações e clique para abrir o aplicativo Configurações.
    inicie as configurações
  2. Navegue até Atualização e segurança na parte inferior da página.
    open update and security
  3. Escolha Segurança do Windows na barra lateral à esquerda.
  4. A proteção contra vírus e ameaças deve estar nas áreas de proteção.
    access virus and threat protection

Se estiver faltando ou você não conseguir acessá-lo, existem várias soluções para você.

Como corrigir o erro de página de proteção contra vírus e ameaças não disponível

Como já foi explicado, a exibição de uma mensagem indicando que a página não está disponível ao acessar o recurso de Proteção contra Vírus e Ameaças no seu sistema Windows não deve ser motivo de preocupação neste momento. No entanto, você deve resolver esse problema rapidamente antes de se tornar um alvo fácil para o crime cibernético. Veja como.

Alternativa 1: Reinicie seu computador

Reiniciar um computador dá a ele a chance de reconectar e começar do zero. Caso haja problemas conflitantes ou aplicativos com bugs em execução em segundo plano, desativá-los pode solucionar essas questões e contribuir para uma melhoria no desempenho. Esses conflitos e bugs geralmente causam mensagens de erro como a sua.

Veja como reiniciar um computador com sistema operacional Windows 10/11:

  1. Vá para Iniciar e pressione o botão Liga / Desliga.
  2. Selecione Reiniciar e espere o seu PC reiniciar.
    restart a windows computer

Alternativa 2: Use Cmd para executar SFC e DISM

O Verificador de arquivos do sistema (SFC) e o Gerenciamento e manutenção de imagens de implantação (DISM) são utilitários de linha de comando que ajudam a detectar e reparar corrupções do sistema no Windows. Os dois trabalham lado a lado para manter a saúde – e a segurança – do sistema operacional Windows.

Portanto, caso encontre dificuldades para localizar a proteção contra vírus e ameaças no Windows 10/11 devido a bugs no sistema ou à corrupção da imagem do Windows, uma destas ferramentas de linha de comando pode ser uma solução viável.

Veja como usar o prompt de comando para executar SFC e DISM:

  1. Vá para Iniciar e procure Prompt de Comando. Selecione Executar como administrador.
    run command prompt as administrator
  2. Para executar um reparo usando SFC, digite o seguinte código no prompt de comando: sfc /scannow e pressione Enter.
    run sfc command in command prompt
  3. Para executar um reparo usando DISM, execute este comando no prompt de comando: DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth e pressione Enter.
    run dism command in command prompt

Alternativa 3: Reparar a segurança do Windows

Outra maneira de solucionar problemas e reparar a segurança do Windows é por meio do aplicativo. Sendo parte integrante do Windows, o recurso de Segurança está equipado com as funcionalidades necessárias para detectar problemas e realizar correções de forma automática. Veja como executar o reparo de segurança do Windows a partir do aplicativo no Windows 10/11:

  1. Vá para Iniciar e pesquise Segurança do Windows.
  2. Em vez de executar o aplicativo, clique em Configurações do aplicativo.
    run windows security app settings
  3. Se esta função estiver disponível, você verá o botão Reparar.
  4. Clique em Reparar e Segurança do Windows para resolver o problema.
    repair windows security app

Alternativa 4: Redefinir a segurança do Windows

Na ausência de uma opção para reparar a Segurança do Windows em seu computador, será necessário redefinir o recurso para restaurar seu funcionamento adequado. Redefinir o aplicativo Segurança do Windows resolverá e reparará quaisquer problemas potenciais.

  1. Vá para Iniciar > Segurança do Windows.
  2. Selecione Configurações do aplicativo na lista.
  3. Role para baixo e clique em Redefinir.
    reset windows security app

Alternativa 5: Desative o bloqueio da IU

A desabilitação da interface do usuário do Windows Defender em computadores pode ser um dos motivos pelos quais os usuários de PC não conseguem localizar ou acessar o recurso de Proteção contra Vírus e Ameaças. Se as soluções anteriores não funcionaram, vale a pena verificar se a IU do Windows Defender está habilitada:

  1. No início, abra o aplicativo Power Shell como administrador.
    run power shell as administrator
  2. Ao acessar o Power Shell, execute o seguinte comando e pressione Enter: Set-MpPreference -UILockdown 0.
    disable ui lockdown in power shell

Alternativa 6: Limpar registro

Armazenando todas as configurações e informações cruciais, o Registro do Windows desempenha um papel fundamental no funcionamento correto do seu PC. Um problema recorrente de segurança do Windows como o seu às vezes indica corrupção do registro. Se for esse o caso, você deve limpar ou reparar seu registro.

Aqui está o que você pode fazer:

  1. Vá para Iniciar e procure a ferramenta Limpeza de disco. Clique para abrir.
    open the disk cleanup app
  2. Selecione a unidade C no menu suspenso e pressione OK.
    select the drive for disk cleanup
  3. Clique na opção Limpar arquivos do sistema e clique em OK.
    Limpar os arquivos do sistema
  4. Selecione Excluir arquivos para eliminar todos os arquivos potencialmente corrompidos.
    delete files to clean the registry

Alternativa 7: Atualize seu Windows

Como você já deve saber, as atualizações trazem patches de segurança críticos para o seu sistema operacional e novas funcionalidades. Executar novas atualizações assim que estiverem disponíveis é crucial. A falta de cuidado pode resultar na exposição do seu PC e dados a malware, tornando-os suscetíveis a possíveis casos de roubo de informações.

Atualizar o Windows também ajudará a resolver quaisquer problemas de segurança atuais:

  1. Vá para Iniciar e pesquise Configurações. Clique para abrir.
  2. Navegue até Atualização e segurança na parte inferior.
  3. Clique em Verificar atualizações no Windows Update.
    verificar atualizações do windows

Alternativa 8: Redefinir componentes de segurança no Power Shell

Existem várias maneiras de redefinir os componentes de segurança em um computador Windows. Na Alternativa 4, já explicamos como redefinir o aplicativo Segurança do Windows. Se isso não funcionar, o problema que você está enfrentando é mais profundo do que o aplicativo e você deve acessá-lo no Power Shell:

  1. Execute o Power Shell como administrador no Windows Start.
  2. Quando o console for iniciado, insira e execute este comando: Get-AppxPackage Microsoft.Windows.SecHealthUI | Redefinir-AppxPackage.
    reset security components in power shell

Alternativa 9: Habilite a proteção em tempo real

O recurso Proteção contra vírus e ameaças fornece um mecanismo de defesa em tempo real contra essas ameaças. Caso mensagens de erro comecem a ser exibidas, é possível que a proteção em tempo real esteja desativada, necessitando de atenção. Você pode habilitar esse recurso manualmente no Editor de Política de Grupo Local. Veja como:

  1. Pressione a tecla Windows e a letra R simultaneamente para abrir a caixa de diálogo Executar.
  2. Para abrir o Editor de Política de Grupo Local, copie esta linha e pressione Enter: gpedit.msc.
    run local group policy editor
  3. Vá para Configuração do Computador > Modelos Administrativos > Componentes do Windows.
  4. Abra a Segurança do Windows e navegue até a opção Proteção contra vírus e ameaças.
  5. Clique duas vezes na área Ocultar a proteção contra vírus e ameaças e selecione Não configurado.
    hide the virus and threat protection area
  6. Reinicie o seu computador para aplicar as novas configurações e tente executar o recurso.

Você também deve verificar a opção Proteção em tempo real na Segurança do Windows:

  1. Vá para Iniciar > Segurança do Windows > Proteção contra vírus e ameaças.
  2. Localize as configurações de proteção contra vírus e ameaças e clique em Gerenciar configurações.
    manage virus and threat protection settings
  3. Ative a proteção em tempo real alternando o botão para Ligado.
    enable real time protection

Alternativa 10: Verificação de malware

A incapacidade de localizar a proteção contra vírus e ameaças no Windows 11 ou 10 não implica necessariamente que seu computador tenha sido infectado. Se reiniciar, reparar e atualizar seu PC, assim como os aplicativos e componentes relacionados à segurança, não resolverem o problema, é aconselhável realizar uma verificação para identificar a presença de malware.

Siga estes passos para verificar manualmente se há software malicioso em seu PC:

  1. Abra Iniciar e vá para Configurações > Segurança do Windows.
  2. Clique na opção Proteção contra vírus e ameaças.
  3. Encontre opções de verificação na seção Ameaças atuais.
    select scan options under current threats
  4. Selecione Verificação completa na lista e clique em Verificar agora.
    run a full malware scan

Alternativa 11: Desligue seu antivírus

Apesar de ser um programa antivírus padrão em computadores Windows, a proteção contra vírus e ameaças é frequentemente combinada por usuários de PC com ferramentas antivírus de terceiros. Se for você, você deve desligar temporariamente o seu antivírus, pois ele pode entrar em conflito com o recurso Segurança/Defender do Windows.

Alternativa 12: Entre em contato com o suporte da Microsoft

Você ainda vê a mensagem Página não disponível ao tentar acessar o recurso Proteção contra vírus e ameaças? Quando todas as soluções comuns não conseguem resolver o problema, a única opção restante é entrar em contato com o Suporte da Microsoft e buscar assistência.

Dica Bônus: Como recuperar dados perdidos ou excluídos do seu computador

Resolver problemas de computador como esse é algo natural para alguns usuários de PC. Para outros, nem tanto. Mas não importa a qual grupo você pertença, erros acontecem até mesmo para os melhores de nós.

Se a exclusão acidental de dados vitais durante a limpeza do Registro ou a perda de acesso aos seus arquivos devido a um erro no Prompt de Comando ocorreu, a rápida recuperação pode ser realizada utilizando o Wondershare Recoverit.

Teste Grátis
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Sendo uma das melhores ferramentas de recuperação de dados do mercado, é muito simples de usar:

  1. Baixe o Wondershare Recoverit do site oficial e instale-o no seu PC.
  2. Depois de iniciá-lo, selecione o local onde deseja executar o processo de recuperação.
    select a location for recoverit data recovery
  3. Ao ser iniciado, o Wondershare Recoverit iniciará imediatamente a verificação desse local em busca de arquivos perdidos e passíveis de recuperação.
    monitor a data recovery scan in progress
  4. Você pode acompanhar o progresso na tela e pausar ou interromper a digitalização, se necessário.
  5. Quando o Wondershare Recoverit terminar de verificar o local, todos os arquivos recuperáveis ​​estarão na sua frente.
  6. Se houver muitos resultados, use filtros para encontrar os arquivos que deseja resgatar.
  7. Use a opção Visualizar para garantir que os arquivos não sejam danificados antes de recuperá-los.
    pré-visualize os arquivos recuperáveis no recoverit
  8. Clique em Recuperar e escolha um caminho seguro para armazenar os arquivos recuperados. Por fim, clique em Salvar.
    recover lost files with recoverit

Desde documentos e e-mails até imagens e vídeos, o Wondershare Recoverit é uma ferramenta eficaz para recuperar uma ampla variedade de tipos de arquivos. Seja qual for o dispositivo ou cenário, o aplicativo é confiável para realizar a recuperação, encontrando dados perdidos mesmo diante de falha do computador, exclusão acidental ou ameaças como malware e roubo de dados.

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Conclusão

Se a mensagem de erro persistir, indicando "Página não disponível" ao tentar acessar o recurso de Proteção contra Vírus e Ameaças no seu PC, a solução pode envolver a reinicialização do computador, do aplicativo Segurança do Windows e de outros componentes de segurança. Isso geralmente resolve o problema sem complicações.

Se isso não funcionar, há outras coisas que você pode tentar. Para solucionar questões, é possível realizar verificações SFC e DISM, desativar o bloqueio da IU via PowerShell, limpar o registro, desabilitar temporariamente o antivírus, garantir atualizações do Windows e habilitar a proteção em tempo real. Há também o último recurso para você: entre em contato com o Suporte da Microsoft.

Você deverá conseguir acessar o recurso Proteção contra vírus e ameaças novamente. Se você acidentalmente perder alguns dados no processo, o Wondershare Recoverit pode ajudá-lo a recuperá-los.

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Luís Santos
Luís Santos Nov 09, 24
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