O que é o formato de vídeo WebM: Tudo o que se deve saber sobre WebM

O mundo das mídias digitais e da codificação de vídeo tem sido marcado por uma palavra de ordem na última década - WebM. Mais conhecido como o inovador formato de vídeo de código aberto e isento de royalties do Google, o WebM ou Web Media File é um formato de arquivo de vídeo revolucionário com um futuro brilhante pela frente.

Com isto em mente, vamos discutir o formato de vídeo WebM, as suas características, vantagens, especificações e aplicações. Tudo isso parte do questionamento: O que é WebM?

Neste artigo
    1. 👍Qualidade de vídeo de alta e arquivos de tamanho reduzido
    2. 👍Dimensão reduzida da página Web
    3. 👍Otimização Web
    4. 👍Normas de HTML 5
    5. 👍Conversão fácil
    1. Utilização do WebM na Web
    2. WebM e serviços de streaming
    3. WebM para comunicação online
    1. Etiquetar e datar os seus arquvios de forma clara
    2. Crie uma estrutura de pastas gerível
    3. Utilize etiquetas para organizar os seus arquivos WebM
    4. Ter um plano de recuperação em caso de perda de dados ou corrupção de arquivos

O que é o formato WebM?

O WebM ou Web Media File é um arquivo inovador baseado em Matroska, formato de arquivo multimídia de vídeo de fonte aberta e isento de royalties para armazenar conteúdos de áudio/vídeo. Desenvolvido pela Google em 2010, o WebM é um formato de arquivo de vídeo online concebido para os modernos ambientes de transmissão virtual.

O Google desenvolveu o WebM como uma alternativa de código aberto ao outrora popular codec de vídeo H.264. Uma vez que a utilização de H.264 em áudio e vídeo HTML5 implica taxas de licenciamento, o WebM é uma alternativa isenta de royalties que proporciona melhor desempenho, maior qualidade de vídeo e comodidade de transmissão sem custos adicionais.

Graças a isso, o WebM suporta vários casos de utilização comercial e não comercial.

Informações técnicas sobre o formato de arquivo WebM

Os streams digitais WebM incluem integrações de tecnologias de compressão de áudio e vídeo, tais como Vorbis, Opus, VP8 e VP9. Por esse motivo, o formato de arquivo de vídeo WebM é compatível com uma vasta gama de navegadores Web, leitores multimédia online e sistemas operativos.

É possível reproduzir arquivos WebM em:

  • Leitores de vídeo comuns como Winamp, Kodi e VLC;
  • Últimas versões do Android;
  • YouTube HTML5 player;
  • Browsers como o Internet Explorer e o Safari (são necessários plugins de terceiros);
  • Os principais navegadores Web, como Firefox, Opera, Chrome, etc.

Segue-se uma breve descrição das especificações técnicas do formato de ficheiro WebM:

  • Áudio codec – Opus and Vorbis.
  • Vídeo codec – VP8 and VP9;
  • Identificador uniforme do tipo – org.webmproject.webm;
  • Somente áudio MIME-type – audio/webm;
  • MIME-type – video/webm.

Abaixo estão as principais características e vantagens da utilização do formato de ficheiro de vídeo WebM.

Vantagens do WebM

O WebM oferece algumas vantagens em comparação com outros formatos de vídeo muito populares, como AVI, MKV e MP4. Aqui está algumas das vantagens que você deve conhecer.

Principais características e vantagens do WebM

👍Qualidade de vídeo de alta e arquivos de tamanho reduzido

O formato WebM utiliza técnicas avançadas de compressão de vídeo para suportar tamanhos de ficheiro mais pequenos sem sacrificar a qualidade de vídeo. Pode fornecer vídeos de alta qualidade com ficheiros de tamanho relativamente pequeno.

É por isso que o WebM é o formato de vídeo preferido para plataformas de transmissão como o Vimeo, Twitch, Amazon Prime Video, YouTube, etc.

👍Dimensão reduzida da página Web

A Internet tem tudo a ver com velocidade. As empresas investem muito tempo, esforço e recursos para garantir que as suas páginas Web otimizadas abrem o mais rapidamente possível. No entanto, o tempo de carregamento dependerá do tamanho da página.

Com o WebM, pode acelerar o tempo de carregamento das suas páginas Web, reduzindo o tamanho dos elementos da página Web, como vídeos grandes, ficheiros pesados, etc.

👍Otimização Web

O streaming de vídeo online requer formatos de vídeo otimizados para a Web, que diferem dos formatos utilizados para a reprodução e difusão tradicionais de media offline. O WebM responde a estes requisitos únicos de vídeo baseado na Internet, suportando a entrega de vídeo de alta qualidade e em tempo real em diferentes plataformas e dispositivos.

👍Normas de HTML 5

O WebM está em conformidade com as mais recentes normas HTML 5, permitindo ativar o WebM para diferentes navegadores e plataformas.

👍Conversão fácil

O WebM é altamente convertível devido à sua compatibilidade de alto nível com várias ferramentas, leitores, dispositivos e navegadores. Você pode converter facilmente qualquer conteúdo multimédia para WebM.

Principais aplicativos do formato WebM

Vamos analisar mais detalhadamente alguns dos principais casos de utilização do WebM, como a transmissão de vídeo, as aplicações Web e a comunicação online.

Utilização do WebM na Web

O WebM suporta normas Web abertas. A sua imensa acessibilidade, compatibilidade e interoperabilidade correspondem idealmente aos princípios da Web aberta. Por esse motivo, qualquer pessoa pode utilizar e aceder a vídeos WebM sem ter de procurar tecnologias proprietárias.

Tudo o que você deve saber sobre o formato de vídeo WebM

Mais importante ainda, estas características tornam o WebM altamente compatível com as principais plataformas em linha e aplicações Web. O formato multimédia WebM é altamente compatível com uma série de navegadores Web conhecidos e pode reproduzir vídeos diretamente no seu navegador preferido utilizando HTML5.

A lista de browsers compatíveis inclui:

  • Microsoft Edge;
  • Internet Explorer;
  • Firefox;
  • Chrome;
  • Safari;
  • Opera;
  • Safari (iOS);
  • Android browser;
  • Opera Mobile;
  • Chrome and Firefox (Android);
  • Internet Samsung.

WebM e serviços de streaming

O WebM é um dos formatos de vídeo preferidos, isento de royalties, de código aberto e de qualidade superior para a transmissão de vídeo offline e online, devido à sua eficiência superior de compressão de áudio e vídeo sem sacrificar a qualidade do vídeo. Embora os vídeos WebM sejam pequenos em tamanho, mantêm uma resolução elevada. Graças a isso, o WebM pode simplificar bastante a transmissão de vídeo.

O WebM é altamente compatível com vários serviços de transmissão em linha bem conhecidos, como o YouTube, o Vimeo, o Twitch, etc. Também suporta uma vasta seleção de leitores de vídeo, como o VLC, Filmora, Winamp, Media Player Classic, KMPlayer, MS Media Player, etc.

WebM para comunicação online

Uma vez que o WebM é altamente compatível com várias plataformas de transmissão e aplicações Web, pode utilizá-lo na maioria das ferramentas de videoconferência. Isto faz do WebM um formato de ficheiro de vídeo ideal para a comunicação em linha, incluindo a partilha e a disponibilização de conteúdos de vídeo de alta qualidade na Web.

A Google desenvolveu o WebM como um formato de arquivo de vídeo exclusivo para HTML5, para garantir que funciona bem em plataformas de comunicação online e sítios Web.

ícone de observação
Nota: Dadas as abundantes vantagens do WebM e as suas vastas aplicações, é tentado a aprender como reproduzir ficheiros WebM. Siga os métodos e então poderá reproduzir os arquivos com facilidade.

WebM vs. MP4

Embora o WebM e o MP4 partilhem algumas semelhanças, são bastante diferentes. Comparado com o WebM, o MPEG-4 Parte 14 (MP4) é um formato de contentor que segue as normas ISO/IEC com uma diferença - oferece níveis mais elevados de compatibilidade. O MP4 suporta legendas, áudio, vídeo e imagens. Suporta também componentes multimédia, como menus de utilizador e interatividade.

As diferenças mais óbvias entre os dois incluem:

  • Tamanho e qualidade do arquivo - uma vez que o WebM é um formato de vídeo optimizado para a Internet, proporciona uma taxa de compressão mais elevada e ficheiros mais pequenos.
  • Royalties - ambos os formatos oferecem uma qualidade de transmissão excecional. No entanto, o MP4 é patenteado, enquanto o WebM é isento de direitos de autor.
  • Compatibilidade - em comparação com o WebM, o MP4 suporta mais navegadores Web e dispositivos móveis e de secretária. A maioria dos dispositivos Apple, como iPads e iPhones, não suporta a reprodução de WebM.

Aqui está uma tabela de comparação de informações gerais sobre WebM vs. MP4.

Formato WebM MP4
Qualidade de vídeo 8K 8K VR
Tamanho do arquivo Baixa e otimizada para a Web (graças a uma taxa de compressão superior à do MP4) Médio a elevado
Royalties Royalty-free (VP8) Patente onerada (H.264)
Codecs de áudio e vídeo suportados Codecs de áudio: Vorbis, Opus

Codecs de vídeo: VP8, VP9, AV1
Codecs de áudio: AAC, AC3, ALS, SLS, MP3, MP2, MP1, CELP, HVXC, TwinVQ, TTSI, SAOL, Apple Lossless

Codecs de vídeo: AV1, MPEG-2, AVC (H.264), HEVC (H.265), MP4V-ES, VP9
Compatibilidade Suporte para os principais navegadores, plataformas, dispositivos e serviços de streaming; concebido para streaming e partilha na Web; não é compatível com iPads e iPhones Todos os principais leitores multimédia, plataformas, dispositivos e navegadores

Dicas: Como gerir eficazmente os arquivos de vídeo WebM

Manter os seus arquivos WebM bem organizados oferece muitas vantagens. Primeiro, os arquivos WebM bem identificados e armazenados são fáceis de encontrar - acabou-se a navegação interminável por pastas caóticas cheias de ficheiros sem nome.

A organização de arquivos também o ajuda a gerir os seus arquivos WebM de acordo com as suas necessidades. Se precisar de editar rapidamente um vídeo WebM, será mais fácil ir buscar arquivos específicos e tornar a edição muito mais rápida.

Aqui está algumas sugestões para o ajudar a organizar e gerir os seus arquivos de vídeo WebM.

Etiquetar e datar os seus arquvios de forma clara

Encontre o método mais consistente para nomear e datar seus arquivos WebM para simplificar o gerenciamento de arquivos e manter seus vídeos WebM organizados e fáceis de encontrar.

Crie uma estrutura de pastas gerível

Mantenha diferentes ficheiros de vídeo WebM em subpastas e crie pastas diferentes para todos os projetos de vídeo para facilitar a diferenciação entre os diferentes projetos. Idealmente, mantenha os arquivos de imagem, áudio e vídeo em pastas separadas.

Utilize etiquetas para organizar os seus arquivos WebM

A marcação pode ser extremamente útil para marcar ficheiros de vídeo WebM com palavras-chave memoráveis e reconhecíveis. Se é fã de produção de vídeo, utilize uma ferramenta de edição de vídeo profissional para marcar ficheiros de vídeo e torná-los pesquisáveis no navegador de arquivos.

Ter um plano de recuperação em caso de perda de dados ou corrupção de arquivos

Muitos usuários de computador já experimentaram estes cenários desagradáveis de perda de dados, incluindo ficheiros de vídeo WebM. Considere utilizar uma solução profissional de recuperação de dados como o Wondershare Recoverit para evitar esse risco.

Teste Grátis
Teste Grátis

É um serviço de software de recuperação de dados e vídeos confiável e seguro que pode ajudá-lo a evitar a perda de dados, melhorando significativamente as perspectivas de recuperação de dados em uma variedade de situações, tais como:

  • Deletação acidental de arquivo
  • Formatação do dispositivo de armazenamento ou do disco rígido;
  • Ataques de vírus ou malware;
  • Interrupção na transferência de dados;
  • Disco corrompido;
  • Falha no sistema do computador;
  • Perda de partições.

O Wondershare Recoverit pode recuperar dados de todos os tipos de ficheiros e sistemas de arquivos de mais de 2000 dispositivos de armazenamento. O software reúne e junta os fragmentos dos seus vídeos para garantir uma recuperação bem sucedida de fotografias e vídeos.

Se algum dos cenários mencionados o levou a perder os seus ficheiros WebM, transfira e instale o Recoverit no seu computador e, em seguida, siga estes passos para recuperar os seus arquivos.

  1. Inicie o Recoverit no seu computador e navegue até o menu principal para a seção de recuperação de arquivos;
  2. Clique em Hard Drives and Locations para selecionar o local para iniciar a recuperação do arquivo.;
  3. Clique em Start para iniciar a recuperação;
    Recuperar arquivos WebM com o software de recuperação de dados wondershare recoverit
  4. O Wondershare Recoverit irá analisar automaticamente o destino selecionado para localizar arquivos WebM recuperáveis;
    Procure arquivso WebM no seu computador com o software de recuperação de dados wondershare recoverit
  5. Utilize os filtros de pesquisa disponíveis para filtrar os ficheiros WebM recuperáveis;
    Utilize filtros de pesquisa para localizar os seus ficheiros WebM com o software de recuperação de dados wondershare recoverit
  6. Pré-visualize os arquivso WebM recuperáveis e clique em Recover para os recuperar;
    Clique em recuperar para obter os seus arquivso WebM de volta com o software de recuperação de dados wondershare recoverit
  7. Selecione um meio para salvar arquivos WebM recuperados e clique em Save.
    Escolha um meio para salvar os arquivos WebM recuperados

Conclusão

O WebM é um dos formatos de ficheiro de vídeo mais eficazes para a transmissão de vídeo online devido à sua imensa compatibilidade com leitores multimédia, serviços de transmissão online, navegadores Web e dispositivos. Graças às suas capacidades avançadas de compressão de áudio/vídeo, o formato de ficheiro de vídeo WebM é ideal para a Web devido à sua imagem de alta qualidade e ao seu tamanho reduzido.

Embora não seja tão compatível como o MP4 com browsers e dispositivos mais antigos, o WebM é o futuro do streaming digital e da codificação de vídeo online. Além disso, o WebM é mais versátil do que os formatos de ficheiro alternativos.

É de código aberto, isento de direitos de autor, altamente comprimido, com um tamanho de ficheiro reduzido e capaz de produzir resultados visuais de alta qualidade. Está também totalmente otimizado para a Web, o que o torna a escolha preferida para criadores de conteúdos, programadores Web, equipas remotas, etc.

Teste Grátis
Teste Grátis

Perguntas frequentes

  • O WebM é melhor do que o MP4?

    Ambos os formatos de vídeo oferecem grandes vantagens aos utilizadores. Portanto, tudo se resume aos casos de utilização do seu vídeo. Se precisar fazer upload de vídeos para transmissão, recomendamos o WebM.

    É compatível com os navegadores Web modernos e pode transmitir HTML5. O MP4, por outro lado, é uma opção mais adequada para garantir uma maior compatibilidade com mais dispositivos e uma reprodução de qualidade superior.

  • Qual é a velocidade de fotogramas suportada pelo WebM?
    A taxa de quadros máxima suportada para WebM é de 240 FPS. Isto faz do WebM um formato de arquivo de vídeo ideal para a reprodução de vídeo a alta velocidade.
  • Posso converter outros formatos de vídeo para WebM?
    Sim, você pode. O WebM é compatível com uma série de formatos de vídeo. No entanto, é necessário um conversor de vídeo online confiável para efetuar a conversão de vídeo. Você também pode utilizar o VLC Media Player para converter formatos de vídeo como MP4 para WebM.
Luís Santos
Luís Santos Mar 15, 24
Compartilhe o artigo: