Darktrace: Soluções de cibersegurança de ponta

No mundo digital, encontramos um vasto oceano de ameaças cibernéticas em constante mudança. Hackers estão constantemente vasculhando seu sistema em busca das menores vulnerabilidades para instaurar o caos, corromper dados e, principalmente, explorar suas informações financeiras. E essas ameaças online têm evoluído ao longo de décadas.

Contudo, do outro lado da rede, estão emergindo novas e melhores plataformas de cibersegurança, totalmente aptas a acompanhar os criminosos virtuais e salvaguardar seus dados contra danos. Darktrace é uma dessas plataformas. Seguindo este guia, você descobrirá o que é Darktrace e como Darktrace opera no campo da cibersegurança.

Neste artigo
    1. Reconhecendo e neutralizando ameaças em tempo real
    2. Detecção de anomalias e análise comportamental
    3. Medidas de segurança automáticas
    4. Flexibilidade e dimensionamento
    5. Redução do erro humano

O que é Darktrace?

o que é o darktrace

Criada em 2013, a Darktrace é uma empresa de cibersegurança inovadora, oferecendo diversas soluções de IA para proteger todos os setores do seu negócio. Fundada por especialistas em segurança cibernética e funcionários de inteligência de ameaças no Reino Unido, a empresa tem sido encarregada de proteger quase 9.000 outras empresas desde 2013.

Com sede em Cambridge, Inglaterra, a Darktrace possui mais de 30 escritórios em todo o mundo e é reconhecida como uma das principais empresas de cibersegurança global.

Os produtos da empresa englobam o Darktrace Prevent, Detect, Respond e Heal, todos conectados em um loop de feedback ininterrupto. Esses sistemas operam de forma conjunta para garantir que a Darktrace, cujo objetivo é desenvolver uma plataforma de proteção abrangente, possa proteger efetivamente todos os ativos digitais em um ambiente empresarial.

Seus produtos de cibersegurança com IA, como o Enterprise Immune System, o sistema de resposta autônoma Antigena AI e o analista de IA para cibersegurança, fazem parte da conhecida linha de produtos para garantir uma proteção abrangente do sistema.

Como o Darktrace faz uso da IA?

Agora que você está mais familiarizado com a Darktrace como empresa, podemos explorar mais detalhadamente como o gigante da cibersegurança utiliza os sistemas de IA em seu software de segurança. Vamos explorar como cada um dos quatro produtos da empresa emprega a tecnologia de inteligência artificial na batalha contra as ameaças cibernéticas em constante evolução.

Conforme mencionado anteriormente, a Darktrace oferece quatro produtos de cibersegurança. O Darktrace Prevent é a primeira linha de defesa. Usando inteligência artificial e algoritmos de aprendizado de máquina, este produto fortalece a segurança de uma empresa, realizando testes contínuos no sistema e simulando ataques para detectar possíveis vulnerabilidades.

como o darktrace ai funciona

O Darktrace Detect atua como a segunda barreira de defesa, oferecendo visibilidade instantânea e detecção avançada de ameaças para novas ameaças cibernéticas que conseguem se esquivar do primeiro sistema. Nesse ponto, os algoritmos de IA capazes de aprender sozinhos e o analista de IA da Darktrace investigam e compreendem as operações do seu negócio, aprimorando-se na detecção de ameaças ao longo do tempo.

Em seguida, entra em cena o Darktrace Respond. Esse sistema para ataques de forma automática e autônoma, incluindo ransomwares rapidamente. Com a tecnologia da IA Antigena da Darktrace, o Darktrace Respond anula a ameaça, respondendo em segundos para garantir a segurança de toda a operação digital.

Por último, o Darktrace Heal garante que seus sistemas estejam prontos para voltar a um estado operacional, mesmo que um ataque ultrapasse as três primeiras defesas. Neste produto, o analista de IA ajuda as empresas a se prepararem para ameaças cibernéticas ao criar simulações.

Além disso, aborda a recuperação de dados do sistema inteiro, protege as comunicações e gera relatórios automatizados de incidentes em situações de ataque.

Pontos positivos da IA do Darktrace para a proteção cibernética

Proteger suas defesas digitais nunca foi tão descomplicado como com a plataforma de cibersegurança alimentada por IA da Darktrace. Adotar um sistema tão revolucionário em sua empresa também traz diversas vantagens para a segurança online.

Incluindo o seguinte.

Reconhecendo e neutralizando ameaças em tempo real

Ao contrário dos sistemas de cibersegurança convencionais, a plataforma de IA da Darktrace adota uma abordagem proativa e em tempo real para detecção e proteção. A inteligência artificial do sistema prioriza a prevenção, concentrando-se em identificar vulnerabilidades, detectar ameaças e reduzir seus efeitos antes de acontecerem.

de que forma o darktrace ai detecta ameaças

Priorizando a prevenção em vez da resposta, a Darktrace concentra-se principalmente em seu produto Prevent, visando mitigar os efeitos das possíveis ameaças cibernéticas. O algoritmo de aprendizado de máquina deste produto realiza constantemente testes na infraestrutura da empresa para garantir que o sistema possa responder às ameaças assim que elas surgirem.

Detecção de anomalias e análise comportamental

Através do uso constante de mecanismos de avançados IA para analisar redes inteiras de dispositivos em busca de anomalias, a IA da Darktrace pode detectar rapidamente inconsistências no sistema. Através do sistema de inspeção detalhada de pacotes, a plataforma pode identificar pequenas anomalias nos pacotes de rede e detectar ferramentas maliciosas ocultas na rede da sua empresa.

A inteligência artificial especializada em cibersegurança é um mestre na análise de comportamento. A Darktrace realiza uma análise detalhada da infraestrutura de TI de uma organização, reunindo dados de várias fontes para descobrir padrões comportamentais. A partir desses padrões, o sistema pode identificar possíveis vulnerabilidades por meio de uma análise mais aprofundada.

analise os sistemas e detecta ameaças

Medidas de segurança automáticas

O mecanismo de IA de aprendizado autônomo dentro das plataformas de cibersegurança da Darktrace defende ecossistemas corporativos inteiros sem requerer intervenção humana. A IA analista de segurança cibernética avalia seus sistemas para identificar ameaças em potencial e, em seguida, toma medidas automáticas contra esses ataques. Mesmo que as ameaças sejam semelhantes, elas serão automaticamente neutralizadas.

Utilizando algoritmos avançados e não supervisionados de aprendizado de máquina, a plataforma de IA da Darktrace pode melhorar as medidas de cibersegurança de toda a sua operação, pois respostas automatizadas sempre serão mais rápidas do que as humanas. Sua eficiência pode aumentar ainda mais ainda mais à medida que a IA continua aprendendo, testando o sistema e refinando suas ações.

ações automáticas e autônomas da darktrace

Flexibilidade e dimensionamento

A IA da Darktrace demonstra uma adaptação máxima, pois o software pode ser integrado com todos os principais fornecedores de serviços em nuvem. Adotar a plataforma de cibersegurança da Darktrace é fácil, pois ela se encaixa perfeitamente à infraestrutura já existente da sua empresa.

Além disso, graças a um mecanismo de IA autoaprendizagem, o software da Darktrace pode ser ajustado para empresas de todos os portes. Com capacidade para cobrir até um milhão de dispositivos, a empresa atende desde startups com algumas máquinas até grandes corporações com milhares de sistemas e computadores interconectados. A plataforma de segurança da Darktrace se ajustará prontamente às suas operações, garantindo a máxima proteção.

Redução do erro humano

Não importa o quão experientes sejam em cibersegurança, os pessoas estão suscetíveis a erros, o que, em algumas situações, pode causar uma perda considerável de dados se a empresa for alvo de hackers. Mas uma IA não pode cometer esses mesmos erros. O sistema garantirá que suas ações estejam sempre alinhadas com o incidente, assegurando uma resposta apropriada às ameaças de cibersegurança.

Ao utilizar as análises baseadas em IA da Darktrace, é possível reduzir consideravelmente as chances de erros humanos. Isso pode elevar a segurança do sistema a um novo patamar, com poucas vulnerabilidades e quase nenhum risco de perda de dados.

reduzir o risco de erro humano

Darktrace não é à prova de falhas

Apesar da grande evolução dos sistemas de cibersegurança com IA na última década, eles não garantem imunidade completa da sua infraestrutura de rede contra todas as ameaças cibernéticas. Contudo, Darktrace não é infalível. Não apenas erros humanos podem ocorrer, mas também existe a chance de o sistema não reconhecer um tipo mais novo de ataque, pois ainda não teve experiência com algo semelhante.

Mesmo com defesas avançadas de IA, ataques sofisticados e hackers ainda podem penetrar, deixando seus dados em constante risco. Dessa forma, adotar uma ferramenta de recuperação de dados confiável e dedicada de uma empresa conceituada pode aprimorar suas defesas e mitigar o risco de perda de dados.

Wondershare Recoverit é um desses aplicativos que podem ajudar a recuperar seus dados vitais em caso de ciberataque, um dos principais responsáveis por perdas massivas de dados. Usar o aplicativo em seu negócio ou lar pode trazer uma redução significativa no risco de perder arquivos valiosos, como documentos, fotos, vídeos ou músicas.
Wondershare Recoverit
  • Lida com mais de 500 casos de perda de dados, como exclusão, formatação e corrupção de disco.
  • Com uma interface fácil de usar, você pode recuperar dados em apenas alguns cliques.
caixa recoveritlogo do recoverit

Com o aplicativo Wondershare Recoverit, é fácil recuperar dados devido à interface de usuário intuitiva e amigável da ferramenta. Acrescentamos um manual ilustrado com imagens e instruções minuciosas, que pode ser encontrado abaixo.

  1. Inicie o aplicativo Wondershare Recoverit em seu computador e escolha a opção Discos rígidos e locais.
    interface de usuário do app recoverit
  2. Escolha o drive de disco onde seus arquivos estão. E então o Wondershare Recoverit irá começar automaticamente a escaneá-lo.
    recoverit vai escanear arquivos perdidos
  3. Para escanear mais rapidamente, insira o horário do incidente e filtros de status do arquivo, tipo, tamanho e tags.
    faça ajuste nos filtros
  4. Ao adicionar palavras-chave, você pode melhorar a eficiência da digitalização e direcionar o aplicativo para encontrar os arquivos desejados de forma mais rápida.
    empregue palavras-chave para buscar arquivos específicos
  5. Então, você vai poder examinar os arquivos encontrados e garantir sua integridade antes de realizar a recuperação.
    os usuários podem examinar os arquivos que foram descobertos
  6. Depois que a digitalização for concluída, você pode restaurar os arquivos encontrados para uma localização segura no computador. Caso os arquivos desejados tenham sido encontrados pelo Wondershare Recoverit, você tem a opção de pausar ou encerrar a digitalização.
    recupere os arquivos dos eu pc

E isso é tudo que você irá precisar fazer. Com o software adequado de recuperação de dados, como o Wondershare Recoverit, você pode ter certeza de que seus dados estarão completamente seguros e protegidos em casos de ciberataques. Em caso de ataques sofisticados ou se hackers conseguirem burlar suas avançadas ferramentas de cibersegurança com IA, você não terá com o que se preocupar.

Teste Grátis
Teste Grátis

É importante observar que as ameaças cibernéticas representam apenas uma fração mínima do quadro geral, e o aplicativo é eficaz em muitas outras situações, como exclusão acidental de arquivos, falhas do sistema, falhas no disco rígido, transferências interrompidas, vírus, malware, etc.

Conclusão

As ameaças cibernéticas em constante evolução são uma constante incomodação no mundo online. Eles atacam indivíduos e empresas, explorando as suas informações financeiras ou afetando outros dados. Felizmente, nossas proteções contra essas ameaças também evoluíram e agora se apresentam na forma de plataformas de cibersegurança com IA, como o famoso Enterprise Immune System da Darktrace.

Com a ajuda da inteligência artificial e algoritmos sofisticados de aprendizado de máquina, a Darktrace desenvolveu produtos como Antigena AI e analista de IA cibernética, que elevam as medidas de segurança a um novo patamar, reduzindo significativamente as chances de um ataque cibernético bem-sucedido aos dados de uma empresa.

Contudo, mesmo sistemas de última geração como o Antigena da Darktrace e o analista de IA para cibersegurança têm imperfeições, e a Darktrace pode falhar em sua missão de proteção. Por isso, é altamente recomendável se preparar para o inevitável e evitar a perda de dados com ferramentas confiáveis de recuperação de dados, como o Wondershare Recoverit.

Teste Grátis
Teste Grátis

Perguntas frequentes

  • Como funciona a AI Antigena da Darktrace?
    Projetada para interromper ataques cibernéticos em andamento, a Antigena AI da Darktrace funciona de forma semelhante ao sistema imunológico humano, daí o nome. O mecanismo de IA responde autonomamente a vírus e infecções, impedindo sua disseminação pela rede e colocando em quarentena os arquivos infectados em questão de segundos. Tudo isso é feito automaticamente, assim como os glóbulos brancos fazem em nossos corpos.
  • Que tipo de segurança os quatro produtos da Darktrace proporcionam?
    A plataforma de cibersegurança com IA da Darktrace é desenvolvida para se alinhar ao ecossistema da sua empresa. A Darktrace cobre todos os aspectos do seu negócio, incluindo data centers, ambientes de nuvem pública e privada, sistemas de e-mail, ambientes de IoT, redes e ambientes SaaS.
  • A plataforma de ciber segurança de IA da Darktrace é capaz detectar ameaças anteriormente que não foram descobertas?
    Geralmente, a estratégia de quatro produtos da Darktrace é capaz de identificar e impedir novas formas e tipos de vírus e malware. O sistema de inteligência artificial Antigena, que aprende por si só, da plataforma, busca por discrepâncias no comportamento dentro da infraestrutura de um negócio, isolando e bloqueando atividades suspeitas. Mesmo que Darktrace não tenha conhecimento do que seja, ela deveria ser capaz de interromper o novo tipo de ameaça sem dificuldades.
Luís Santos
Luís Santos Mar 20, 24
Compartilhe o artigo: